segunda-feira, 22 de setembro de 2008

0800

0800

Sei que ainda é cedo, mas não é pra retardar o passo, quando nasci veio um anjo safado um chato de querubim e disse que em minha trajetória eu ia quebrar muito a cara, mas o passo eu não poderia retardar pois já era retardada. Como assim anjo insano? Retardado é... Antes que eu completasse a frase ele me explicou: Você está em um lugar onde as pessoas querem te cegar e te tardar, mas quem cedo ladra nunca tarda, por isso vim aqui te avisar!

Eram cinco da manhã de segunda-feira, Camila acorda! Primeiro dia de aula e você quer perder? Já não basta ter perdido de ano? Depois de uma dessa, se eu conseguisse dormir de novo era pesadelo na certa. Mas quem disse que eu perdia o humor? Achava em tudo uma graça, mas no final tudo custou muito caro!

A comédia tava boa não é? Mas chegou a hora de levar a sério. Sempre vi a escola como fonte de educação para o aluno. Mas qual educação? São tantas! Só de pirraça, desde aquele primeiro dia de aula eu nunca me atrasei, nem se quer um cochilo, nem pra piscar eu parei. Mas pra quê parar? Pra desobedecer ao anjo? Lá ele!

A Elisa Lucinda me disse que não devemos falar mal da rotina, e não é que ela tem razão? Essa rotina de não piscar, não respirar, como no anfiteatro me fez bem, me faz muito bem. É fácil e prático, basta deixar a mente ocupar sua posição de animal humano e pensar, pesar, questionar e agir. Ou seja, ler.

Ler o céu, o mar, os amigos, a boca, as viagens. Ler Pessoa, nem que seja nas Quintanas ou no oportuno Prado que é Veríssimo. Ler imagem e som mesmo que isso custe o tempo. Tempo Hiroshima, tempo Nagasaki ou tempo Auschwitz. O tempo da graça alheia aprendeu o limite.

Surgiu então o tempo do cultivo dos saberes e da construção da fantástica fábrica de textos. E nessa terra regar as amizades, podando as pragas que em meio à beleza do seu desenvolvimento insistem em te danificar. Satisfação, compromisso e responsabilidade nas atividades do Pomar Portuguesa, pois sei que vou colher os melhores frutos que alguém pode cultivar.

Nenhum comentário: